Nós criamos porque Ele nos criou primeiro!
- Deus é Artista
- 5 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de ago. de 2019
Recentemente, li no Facebook do Jonathan Ogden¹ essa frase que coloquei como título do texto: “Nós criamos porque Ele nos criou primeiro”. Achei tão incrível que enviei um e- mail para o “Set Sail”², o novo trabalho dele e sua equipe - a banda cristã Rivers & Robots, da qual o Jonathan é o vocalista. Fiquei muito feliz por ter sido respondida e encorajada. É sempre uma alegria dividir os nossos anseios e sonhos com nossos irmãos (as) em Cristo!
Criar é uma das qualidades mais admiráveis dos seres humanos. A habilidade do Deus criador se vê pincelada em nós. Com nossos dons e talentos transformamos o irreal em real, o invisível em visível. É um privilégio, pois de todas as criações de Deus somos a única feita à imagem e semelhança Dele. Herdamos do grande Criador o dom de criar!
A música, a literatura, a arquitetura, a engenharia e todos os ramos do conhecimento e da ciência possuem a divina voz inventora. Até mesmo na roda de um automóvel há uma mente superior, que concedeu inteligência a uma mente terrena para que tal instrumento fosse produzido. Na música, por exemplo, podemos ver beleza e harmonia que revelam um Deus organizado; na literatura vemos a beleza da poesia em cada detalhe dos versos, e na astronomia a grandeza da mente mais poderosa que sustenta cada planeta...
Porém, muitas vezes - eu arriscaria dizer sempre -buscamos conhecer ou criar algo para obtermos um outro algo. Seja uma nota na universidade, o êxito no trabalho, ou a ascensão em um novo cargo . Entretanto, a criatividade e o conhecimento em sua essência não servem apenas para isso. Adquirir notas boas, ganhar dinheiro ou reconhecimento são consequências.
Se compreendemos que Deus é Senhor sobre todas as coisas, e que devemos glorificá-lo em todas as nossas ações, precisamos nos lembrar que quando produzimos algo, estudamos a fotossíntese, os cálculos aritméticos, a história de um povo, a formação geográfica de uma área, as artes, etc, estamos conhecendo as maravilhosas obras de Deus. É claro que ainda não conseguimos entender plenamente, pois é um conhecimento demasiado para nós, como diz o Salmo 139. Mas esta "pequena porção" que Deus nos permite conhecer mediante ao processo criativo, já é o suficiente para percebermos o quanto Ele é grande!
No livro de Êxodo capítulo 31, há um relato incrível que nos mostra como Deus inspirou Bezaleal e Aoliabe para a construção do Tabernáculo. Como conceituou Alex Sampedro em seu livro “Artesano” ( Artesão)³, o Tabernáculo era uma “tenda muito grande, cheia de decoração dentro da qual Deus viajaria acompanhando o seu povo pelo deserto.” O texto bíblico é claro em dizer que Deus encheu Bezalel e Aoliabe com Seu Espírito e lhes concedeu “destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze...” ( Ex 31: 3-4). É fantástico saber que: : “A primeira vez que Deus encheu alguém com seu Espírito, foi para atribuir criatividade.” (Alex Sampedro).
Esse mesmo Deus continua a inspirar sabedoria e habilidades a todos os que o temem. É Ele quem nos concede todas as condições necessárias para glorificá-lo (1 Co 10:31) através dos nossos inventos. Por isso, não importa se é resolvendo equações, escrevendo textos, gerenciando uma empresa, ou cuidando de pessoas doentes. Deus nos dotou de capacidade para criar! Seja essa criação um quadro,uma música, ou a descoberta de um novo remédio. Tudo isso é o reflexo do que a voz Criadora falou no início de todas as coisas: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança [...] ( Gn 1:26 a). Esse é o real motivo da criatividade: Ele nos criou primeiro!
Com carinho, Sara Isabelly ♥
SDG/ES
¹Jonathan Ogden: https://www.ogvidius.com/
²Set Sail: https://www.timetosetsail.com/
Rivers & Robots: https://riversandrobots.com/
³Alex Sampedro falando sobre o seu livro "Artesano": https://www.youtube.com/watch?v=S6DN7Nu5Fzk
Comments