top of page
Buscar

Ukulele,lições e processos

  • Foto do escritor: Deus é Artista
    Deus é Artista
  • 8 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura



Sara Albuquerque - Ukulele, lições e processos
Ukulele, lições e processos


"O caminho muda, e muda o caminhante

É um caminho incerto, não o caminho errado.

Eu, caminhante, quero o trajeto terminado

Mas no caminho, mais importa o durante.”¹


     “Mas no caminho, mais importa o durante.” Interessante, não é? eu acho fantástica a nossa capacidade de criar e imaginar situações...nossa habilidade de “morar nos sonhos”. Mas você já parou para refletir que quando pensamos em algo, quase nunca e eu ainda arrisco dizer que nunca pensamos no processo. Muito estranho, porque sabemos que as coisas não acontecem de uma hora para outra. As plantas não germinam e ficam enormes em 24 horas, tampouco fomos formados da noite pra o dia. Somos um constante processo, desde que pela Graça de Deus fomos concebidos. Passamos nove confortáveis meses na barriga da nossa mãe, embora para ela talvez nem sempre tenha sido tão confortável, mas a alegria de nos gerar superava qualquer incômodo. E de lá para cá, só processos: nascemos, demos nossos primeiros passos, aprendemos a falar, a escrever, a contar, a dançar, a dirigir um carro…e um infinito “etc”.

      Processos. Algo indissociável da vida. Viver implica necessariamente caminhar gradativamente. Mas, nem sempre é fácil entender isso. Nosso coração ansioso e apressado quer pular as fases. Eu pelo menos tinha esse costume. Quando comecei a aprender Ukulele fui logo pesquisar alguma música que eu gostasse para tentar tocar. Mas eu nem sabia os acordes básicos, muito menos tinha exercitado os meus dedos para a troca dos acordes. E daí o que acontecia? eu me decepcionava. Me achava incapaz. Mas quando pensei e quis viver os processos, eu finalmente aprendi a importância de “dar um passo de cada vez.” Fiz um workshop online oferecido pelo canal “ Como Tocar Ukulele”, com o professor Mateus Augusto (já fica a dica para você que quer aprender Ukulele), e ele enfatizava muito a importância de ter “calma” no aprendizado. É gradativo, é um processo.

    Aprender Ukulele tem sido uma grande metáfora na minha vida. Além de aprender sobre processos, também aprendi sobre calos. Agora as pontas dos meus dedos estão bem mais grossas do que assim que comecei. E como falou a minha querida mãe, na vida também é assim. Mas os calos passam, cicatrizam e os dedos ficam mais fortes. É só depois dos calos que conseguimos fazer as notas de forma mais firme e sonoramente mais agradáveis.


    A Bíblia, como um livro escrito para seres humanos reais, também destaca a importância dos processos. Veja o exemplo dos homens e mulheres que Deus chamou para grandes obras. Eles não estavam prontos, e alguns faziam questão de deixar isso bem claro, como é o caso de Moisés: Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”. (Êxodo 4:3 - Somos bem “Moisés” algumas vezes, né?). A nossa fé é aperfeiçoada pelo Senhor, o que também implica um processo (Hebreus 12:2) . A vereda dos justos é comparada à luz da Aurora que vai brilhando até ser dia perfeito (Provérbios 4:18), o que também implica em um processo, e o povo de Israel foi comparado a um vaso nas mãos do oleiro, e aqui vemos mais um processo (Jeremias 18). O Senhor está trabalhando em nós. Somos seus projetos, suas arquiteturas e suas construções… somos como o barro sendo modelado pelas mãos do oleiro. O maior artista trabalha em suas criações através dos "durante."


Com carinho, Sara Albuquerque ♥

SDG/ES


  • A partida e o Norte - Estêvão Queiroga - clique aqui para ouvir a música

  • Não deixa de ler o textinho "sobre construções", no qual também falo sobre os processos ♥

 
 
 

Hozzászólások


Blog por Sara Albuquerque / 2020   © Todos os direitos reservados                 

bottom of page