top of page
Buscar

SÉRIE: O MAL DO ORGULHO (Texto III: A maior recompensa)

  • Foto do escritor: Deus é Artista
    Deus é Artista
  • 27 de fev. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 13 de ago. de 2019





O mal do orgulho - Rafael Xavier e Sara Isabelly
O mal do orgulho - Rafael Xavier e Sara Isabelly

Antes de iniciarmos gostaríamos de fazer algumas considerações. Durante o estudo para a elaboração dessa série de textos, nós oramos ao Senhor para que a Sua Palavra nos confrontasse e nos transformasse. Reconhecemos o nosso orgulho e oramos para que o Senhor nos ajude a encontramos a nossa identidade nEle dia após dia. A nossa oração é para que você também seja confrontado pela Verdade do Evangelho. Isso vai te incomodar, assim como nos incomodou, mas te apontará que para seguir a Cristo é necessário negar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo. Que Ele nos ajude nessa missão!



A MAIOR RECOMPENSA (TEXTO III)


Nós gostamos de recompensas: seja o brinde do supermercado ou um prêmio por descoberta científica. Eu por exemplo gosto muito de receber brindes, dos mais simples que sejam! Quando se trata de ganhar algo como prêmio por aquilo que realizamos ficamos ainda mais alegres e entusiasmados. Não é à toa que se investe muito dinheiro em eventos como a premiação do oscar, olímpiadas e outras competições. É o reconhecimento por algo que foi feito com qualidade e merece ser retribuído de alguma maneira, seja através de coroas, estatuetas, dinheiro ou fama.



Geralmente as recompensas terrenas são dadas diante de um público, porém no reino de Deus a recompensa não acontece diante de uma plateia.


É importante esclarecer que não é errado sentir satisfação naquilo que fazemos. O próprio Deus admirou-se e deleitou-se em suas obras : "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom " (Gn 1:3)”. O problema é quando deixamos de nos alegrar por algo bom que realizamos e passamos a nos gloriar em nossas próprias atitudes, tendo o elogio como objetivo. Precisamos estar atentos pois existe uma linha muito tênue entre a satisfação pessoal e o orgulho. Lembre-se: esse pecado é um inimigo sutil e pode manchar até as nossas melhores intenções.


Em Mateus capítulo 6, Jesus fala sobre os fariseus que gostavam de praticar as suas boas obras em público com o intuito de serem reconhecidos. De forma contracultural Jesus apresenta o “lugar secreto” (Mt 6:6) ; uma expressão e uma atitude que é considerada um absurdo pela lógica vigente que a todo tempo nos diz: mostre-se! Enquanto o mundo grita que o sucesso é medido pelo feedback que recebemos Jesus nos diz: “e o pai que te vê em secreto te recompensará.”   (Mt 6: 4,6,18)


Há um propósito nas boas obras que Deus nos permite fazer e esse propósito não é a nossa glorificação pessoal. Por favor, leia comigo pausadamente este versículo e perceba a sequência do que Jesus diz: "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus."

(Mt 5:16)


Percebeu a sequência? Da mesma maneira que a lua não tendo luz própria absorve e reflete  a luz do sol , assim também nós , cristãos, não temos luz em nós mesmos . Ao contrário! A Bíblia nos diz que outrora andávamos em trevas (1 Cl 3: 13). Foi o Senhor, o Sol da Justiça (Ml 4:2), quem nos resgatou para o Reino de Sua maravilhosa luz (1 Pe 2:9). E o nosso objetivo ao brilhar como “astros no mundo”(Fl 2:15) , mediante as nossas atitudes, deve ser refletir a Glória de Deus. As nossas ações devem gritar: “Veja que obra maravilhosa! Não poderia realizá-la se não fosse pelo Criador! É para Ele que você precisa olhar!”


O salmista reconheceu isso ao fazer essa oração: " Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações.” (Salmos 67: 1-2). Toda dádiva concedida por Deus não é para que o nosso nome seja exaltado. A nossa maior missão é fazer o nome do Senhor conhecido em toda terra!


Jesus disse que os fariseus já haviam recebido sua plena recompensa (Mateus 6: 3 nvi): elogios fugazes que passam como a brisa; mas o Senhor que contempla o mais profundo do coração humano e nos vê em secreto, é poderoso para recompensar seus servos de acordo com as suas obras. A Bíblia nos diz: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. “ (Cl 3:23-24)


O nosso galardão está para além do que os nossos olhos enxergam!  Jesus disse: "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. " (Apocalipse 22:12)


A nossa maior recompensa não está aqui. A dádiva da vida eterna, mediante a salvação pela Graça é a nossa maior recompensa. Afinal, [...] tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:16 -17)



Querido leitor (a), obrigada por ter acompanhado essa série. Esperamos que o Senhor tenha falado poderosamente ao seu coração assim como Ele falou ao nosso. Que esta verdade esteja gravada em nosso coração: QUALQUER GLÓRIA QUE NÃO SEJA DADA A DEUS É VANGLÓRIA!

SDG/ES

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rafael Xavier (missionário/ seminarista do Betel Brasileiro); Sara Isabelly (Graduanda em Jornalismo -UEPB/ Escritora no blog Deus é Artista).



 
 
 

Comments


Blog por Sara Albuquerque / 2020   © Todos os direitos reservados                 

bottom of page