top of page
Buscar

A vida debaixo do sol

  • Foto do escritor: Deus é Artista
    Deus é Artista
  • 6 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de abr. de 2020


A busca por significado e propósito



Sara Isabelly Albuquerque
Eu debaixo do sol


    “Vaidade, tudo é vaidade!”, exclamou o autor de Eclesiastes. Atribui-se a Salomão a autoria desse livro da Bíblia, que eu considero um tanto curioso. Na verdade, é um livro sincero. É um diário, e não existe coisa mais íntima do que isso. Eu não sei você, mas eu gosto muito de diários, não é à toa que já registrei muito dos meus dias. Confesso que atualmente estou em falta, mas vez ou outra eu estou lá… escrevendo e criando memórias.

    O livro de Eclesiastes é tipo isso, é o diário de alguém que já teve muitas experiências na vida (e ponha experiência nisso!). Ele já inicia com uma afirmação existencialista. O livro é existencialista. Nós somos existencialistas. É por isso que esse livro está na Bíblia e é por isso que ele é sincero. É um retrato de nós mesmos todas as vezes que buscamos o sentido da vida em algo que é passageiro. Salomão percebeu isso. Ele tinha ápices de alegria, nos quais acreditava que finalmente havia encontrado o propósito, mas, daí, ele soltava a frase que mais se repete ao longo do livro: "não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol". O famoso "nadou, nadou e morreu na praia." pois é… Se você está buscando um sentido, parabéns! Você é um humano.

   Salomão experimentou os prazeres, o conhecimento, as riquezas… talvez mais do que qualquer um de nós já tenha experimentado. Ele foi famoso… o mais famoso de sua época, mas nada disso foi suficiente. Havia algo insaciável nele. Um buraco gigante no qual tudo que ele colocava ficava chacoalhando. Tá se identificando? Parabéns, você é um humano. E eu também sou.

    Apesar das várias vezes que o escritor "chutou o pau da barraca" ( não encontrei expressão mais adequada, se alguém tem alguma sugestão, pode falar. Estou aceitando de verdade! hahaha), virou a mesa… se desesperou…(enfim, você precisa ler o livro pra entender), no final ele reconhece qual é o propósito dessa vida debaixo do sol: "Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem."(Ec 12: 13b)

   Você sabe o que é algo essencial? Me lembro das aulas nas filosofia do ensino médio, nas quais o professor falava sobre metafísica, que é o estudo das essencia, do que está além do que conseguimos enxergar. Essência é o que vem antes. É a origem de algo. E como já diz o clássico da literatura, o Pequeno Príncipe, "o essencial é invisível aos olhos." A gente gosta muito de se apoiar no que vê, não é? Mas o Senhor nos chama à fé: o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que são não vêem (Hb 11:1) . O significado e o propósito da vida estão além do que os nossos olhos enxergam, pois ultrapassa o céu, está mais alto… A vida não se restringe ao mundo debaixo do sol. Tem mais. O mais que eu e você procuramos. O mais que Salomão procurava.

   E a gente vai andando todo dia, olhando pro o sol e franzindo a testa, mas agora sabendo que a vida não acontece só debaixo dele. Tem mais… e que bom que esse mais existe! 

SDG/ES


Com carinho, Sara Isabelly ♥

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oii! muito obrigada por estar aqui no Blog. Se você quiser saber mais sobre o tema, tem um vídeo do #TimeJovem no qual falo sobre o propósito e o significado da vida. Você pode assistir clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=B-GOcMCSr2k&t=66s


Um abraço!

 
 
 

Comments


Blog por Sara Albuquerque / 2020   © Todos os direitos reservados                 

bottom of page